Transcrição #3 – Estudo nº4 – Fernando Sor

Saudações!

Seguindo a série de transcrições de estudos consagrados para violão, adaptados para o 7 cordas, apresento desta vez o Estudo nº4 de Fernando Sor.
Considerado o primeiro grande compositor a se dedicar ao violão clássico como conhecemos hoje,nasceu em Barcelona em 1778 e faleceu em Paris em 1839. Sor foi determinante para elevar o violão de mero instrumento acompanhador em tabernas para o maior nível musical possível em seu tempo, a música clássica, sendo um dos compositores mais prolíficos para uso do violão como instrumento de concerto dos últimos 200 anos. Sor compôs também óperas, peças para piano e seu Ballet “Cendrillion” foi um sucesso de público e de crítica. De acordo com Souza Barros ( 2008) “A sua produção para canto ocupou um lugar de destaque nas suas atividades composicionais até a década de 1820”, e explica ainda que sua incursão no campo da iniciação instrumental foi tardia, seu método foi editado em 1830 quando Sor já tinha 52 anos de idade. Sor foi o guitarrista mais conhecido da chamada “Primeira idade de ouro da guitarra”, contribuindo com a popularização do instrumento nos diversos países em que se apresentou. Seus estudos, além do valor técnico, possuem alto valor de realização musical. Seu método “Méthode pour la guitare” é considerado por muitos como “o livro mais notável sobre técnia de guitarra já escrito”.
O presente estudo, possui 3 vozes, conduzidas como um coral. A transcrição propõe a voz grave tocada uma oitava abaixo. A preocupação com a condução dessas vozes, equilíbrio, sonoridade e o tempo de duração de cada nota, torna esse estudo bastante interessante e útil. A tonalidade menor (SI menor) contribui com o clima introspectivo e denso da peça.
Além de ótima ferramente para o prática interpretativa, essa série de transcrições objetiva contribuir com a leitura, acrescentando as notas das linhas complementares inferiores.



                                             

Grande abraço!
Fontes:
www.históriadamusica2011.blogspot.com.br
www.wikipedia.org
SOUZA BARROS, Nícolas de. Tradição e inovação no estudo da velocidade escalar ao violão. 2008. Tese (Doutorado em Música) – UNIRIO.

www.classicalguitar.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *