JARDAN DE PAN

Saudações!

Apresento neste post, um choro meu composto para violão de 7 cordas.
Jardan de Pan, é uma homenagem ao bairro (Jardim da Penha) em que fui criado na belíssima Vitória-ES. No processo de composição, bastante intuitivo, fui caindo em armadilhas harmônicas e me via perdido quanto ao caminho que tomaria no desenvolvimento do tema. Assim é Jardim da Penha, quem não conhece se perde na grande quantidade de praças e no formato labiríntico do bairro.

Choro de 3 partes, possui um deslocamento de acentuação no tema da parte A (em Fá Maior) que muito me lembra o Jongo de João Pernambuco. Não por acaso.
Na parte B (“tipo mais ou menos quase em DÓ Maior”), ocorrem rápidas modulações (mais armadilhas) pouco encontradas no repertório do choro tradicional, mas de certa forma, comuns no repertório violonístico.
A parte C (Bb Maior) é alegre, como a praia de Camburí e a rua da Lama, referências de Jardim da Penha, ou, Jardan de Pan como diria a turma antiga do bairro.

 


Segue aqui uma gravação minha para este choro, que pode ser encontrada no disco JARDAN DE PAN, gravado em 2013. Percebo sutis diferenças entre a partitura, feita hoje, 2 anos depois da gravação e a versão do disco. Entendo assim que algumas melhoras foram feitas. Quem compõe, escreve, pinta ou desenvolve qualquer atividade criativa sabe o quanto é difícil considerar uma obra pronta. Este tem sido um importante aprendizado, como compositor.
Grande abraço!!!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *