Saudações!
Nesta semana apresento a transcrição da baixaria de PELA HORA, música do Grupo Fundo de Quintal. Primeira faixa do disco homônimo e composta por Adriano Ribeiro e Carlos Caetano, tem arranjo de Rildo Hora e ao violão, um dos maiores nomes do instrumento, Carlinhos 7 Cordas.
O violão de 7 cordas é quem realiza a melodia da introdução e ao longo da música estabelece uma relação de “resposta” às frases cantadas na parte A, enquanto na parte B assume importante apoio rítmico sobre o arpejo da tríade dos acordes.
A tonalidade é de FÁ Maior na parte A, com um tempero modal na cadência que se repete ao longo da parte, com o 4º grau menor (Bbm): I IVm V7 – F Bbm C7.
Na parte B o centro tonal é no homônimo menor, FÁ menor, e culmina no relativo maior (LÁ bemol Maior). No fim da parte há uma cadência conduzindo o retorna ao FÁ para o ritornello da Parte B ou retorno à parte A.
Segue abaixo transcrição da baixaria da primeira volta da música:
Um partido alto bem humorado que pode ser considerado uma autobiografia de todo sambista que numa inocente ida à padaria tropeça numa roda que o faz perder a hora. Tudo bem que nos tempos de hoje com as redes sociais o perdido seria mais facilmente encontrado com tantos celulares ligados, mesmo assim, quem nunca(?)…
Dedico este post ao meu amigo e Aluno Pedro Otávio, que me pediu que o ajudasse a executar este 7 cordas, sendo que ele mesmo já havia tirado quase tudo de ouvido!
segue vídeo ilustrativo da digitação das baixarias ao violão.
Bom proveito e grande abraço!