Transcrição #10 GYMNOPEDIE N°1

Saudações!
       Neste artigo trago a transcrição de uma belíssima música, bastante conhecida no meio erudito, salas de concerto e escolas de música. Arrisco dizer que é sim música bastante conhecida do público em geral, constantemente em alguma trilha sonora para peças multimídias, inclusive tema de abertura do Programa Clássicos (TV Cultura).

Erik Satie (1866 – 1925) foi um compositor e pianista francês. Relevante no cenário de vanguarda parisiense do começo do século XX, foi o precursor de movimentos artísticos como Minimalismo, Música Repetitiva e Teatro do Absurdo. Para quem se interessa em história da música ocidental e suas biografias recomendo o artigo O estranho e fabuloso caso do senhor Satie https://observador.pt/especiais/o-estranho-e-fabuloso-caso-do-senhor-satie/ – Um compositor excêntrico https://www.opopular.com.br/noticias/ludovica/blogs/papo-musical/papo-musical-1.862967/um-compositor-exc%C3%AAntrico-1.1163147 .   Sem dúvida Satie é uma das figuras mais curiosas e excêntricas no panteão dos grandes compositores da história.

Gymnopedies, ou melhor dizendo, as Gymnopedies, são três composições para piano escritas à partir de 1888 em Paris, suaves, curtas e atmosféricas, sendo  chamadas de as precursoras da música ambiente moderna. Quando compostas desafiaram a tradição clássica com dissonâncias amenas em contrariedade com as regras de harmonia estabelecidas até então (um oposto de Wagner), criando um  efeito melancólico. Satie exerceu grande influência sobre os outros compositores franceses da época, como Debussy e Ravel. Satie foi ainda o criador do ragtime, que pode ser chamado de “pré-jazz”.

                                                                                          Ilustração: Eduardo Bernardes

Minha motivação em transcrever essa peça vem, além do gosto pessoal pelos sentimentos que me despertam, mas também da possibilidade de estar dentro da tessitura do violão de 7 cordas.
Estudar esta peça nos leva a desenvolver algumas técnicas como a busca da precisão na duração das notas, as aberturas de acordes, o destaque da melodia sobre um pedal rítmico ternário. Como indicação de execução do próprio compositor que se faça de maneira lenta e até mesmo triste.


Vídeo ilustrativo da execução da transcrição:





Referências:


https://pt.wikipedia.org/wiki/Erik_Satie

https://observador.pt/especiais/o-estranho-e-fabuloso-caso-do-senhor-satie/

https://www.opopular.com.br/noticias/ludovica/blogs/papo-musical/papo-musical-1.862967/um-compositor-exc%C3%AAntrico-1.1163147

https://dissidenciapop.blogspot.com/2014/09/prologue-gymnopedies-uma-experiencia.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *