Este livro é sobretudo um método. Método, como um procedimento ou caminho para alcançar determinado fim. Caminho de vivências, de experiências através de repertório; uma coletânea. Um auxílio para quem já conhece o violão e quer passar a tocar o 7 cordas.
Muito antes do surgimento do violão como o conhecemos hoje, seus antecessores (antepassados) já possuíam publicações nesta ideia. Quando o violão ganhou o gosto popular, intelectuais da época trataram de realizar um imenso processo de transcrição de estudos e peças compostas à priori para Alaúde, Vihuela, Guitarra de 5 ordens etc.
Veio a chamada Época de Ouro do Violão, quando uma enorme quantidade de peças passa a ser composta para violão solo e inserido na música de câmara. Os estudos e peças surgidos nessa época se perpetuam até os dias de hoje, como importante material para o desenvolvimento de violonistas. É indiscutível que os ganhos técnicos adquiridos a partir destes estudos foram base para grandes instrumentistas que contribuíram sobremaneira para a evolução das possibilidades de uso do violão.
Assim, esse livro, coletânea de peças e estudos (peça musical cuja finalidade é explorar uma dificuldade técnica própria do instrumento) compostos ou arranjados originalmente para o tradicional violão de 6 cordas e aqui, adaptados para o violão de 7 cordas, pretende servir como um método, um caminho que auxilie, principalmente, violonistas que acabam de migrar para o “7 cordas” e estão atravessando o momento de realizar a transição entre estes dois instrumentos.