Assunto corriqueiro entre os violonistas de 7 cordas é a afinação da sétima. Frequentemente encontramos dois tipos de afinação: DO – como usam os tradicionais chorões, afinação imortalizada por Dino 7 Cordas e ainda hoje a mais usada, ou SI – que mantém as relações intervalares em quartas, facilitando sobremaneira o raciocínio quanto à montagem dos acordes e suas inversões.
Dino 7 cordas, o responsável pela criação e consolidação do idiomatismo do violão 7 cordas afinava sua sétima em DO. Creio que este seja o principal motivo pela escolha da maioria dos “7 cordas” em usar essa afinação e faz bastante sentido. A quantidade de material de estudo para violão de 7 cordas ainda é pequeno e o principal procedimento didático a que recorrem os iniciados no 7 é “tirar” de ouvido os acompanhamentos do Dino. Inclusive foi a primeira coisa que ouvi (e segunda e terceira e quarta…) quando busquei aulas de 7 cordas “- ah ‘tira’ todos os fraseados do Dino no disco tal do Cartola, ou do “vibrações” do Jacob do Bandolim” – me diziam e sei que muitos (ou todos!?) também ouviram isso.
Com o aumento do interesse pela consolidação de um repertório para o violão de 7 cordas, começam a surgir transcrições, arranjos e composições com a sétima sendo usada em diversas afinações. Como é o caso da dissertação de mestrado de Marcelo Teixeira (ver FONTES BIBLIOGRÁFICAS) onde encontramos transcrições de movimentos das suítes de Bach com a sétima sendo usada em DO, SI e LA. E a belíssima transcrição feita por Marcello Gonçalves para a peça escrita para piano TRISTOROSA de Heitor Villa-Lobos. Curiosamente, para esta transcrição, Marcello conta que precisou apena de afinar a sétima em LA e a transcrição fiel à partitura de piano estava pronta.
Eu optei por afinar a sétima do meu violão quase sempre em SI, pelos argumentos que envolvem a manutenção da relação intervalar entre as cordas, pela facilidade de inverter os acordes (principalmente com a 5º no baixo) e pela nota a mais (Sizão!?!?). Mas já está claro para mim que o legal é ser livre para afinar a sétima de acordo com a música e a ocasião.
Grande abraço!
sete cordas dos movimentos opcionais
das Suítes para violoncelo de Bach . Dissertação de Mestrado. Curitiba,
2009.
7 respostas
Sí em cima de dÓ! Parabéns pelo texto e abordagem.Grande abraço.
Gostei da matéria e do sizão kkkkk
"Parecido" numa flauta transversa: quem tem flauta com o "pé" em si tem mais nota rssss
Parabéns pela execução e pela escolha da música! Você sabe onde encontrar a partitura na internet? Grato.
Parabéns pela execução e pela escolha da música! Você sabe algum endereço na internet onde se possa obter a partitura? Grato.
Também passei por dúvida parecida, manter a relação intervalar ou seguir a escola tradicional do choro
Muito bom o texto. Acho que vou adotar o si e em excessões usar o dó.
Abraço.
Muito obrigado pela resposta!